Comunità Italiana

Sisi é eleito no Egito

O ex-chefe das Forças Armadas do Egito, Abdel Fattah al Sisi é o novo presidente do país. Sisi teve 96,9% dos votos, o que representa 23,8 milhões de eleitores. Seu único concorrente, o esquerdista Hamdeen Sabahi, ficou com apenas 757 mil votos (3,1%).
O jornal Al Ahram noticiou que centenas de pessoas foram comemorar a vitória do ex-militar em frente ao palácio presidencial no Cairo. O local ficou tomado por placas com a imagem de Sisi e por bandeiras egípcias.
A eleição começou no dia 26 de maio e deveria seguir até o dia seguinte. Para consolidar ainda mais a força do ex-general, o prazo da votação foi estendido até ontem (28).
Sisi nasceu em 1954 e sempre esteve ligado à política. Antes de ajudar a derrubar o ex-presidente do Egito, Mohamed Morsi, ele foi ministro da Defesa do governo Morsi. A nomeação o tornou o mais jovem militar a assumir o cargo na história do Egito.
Quando o então presidente quis reformas que contrariavam os militares, o exército aplicou um golpe de Estado e o presidente foi deposto em julho do ano passado. Sisi continuou no cargo de ministro, o qual renunciou em março para poder disputar as eleições egípcias, onde foi sempre favorito. (ANSA)