Comunità Italiana

Solução no descarte

Concurso realizado pelo IED Rio leva à Expo 11 jovens talentos do design brasileiro, que mostrarão ao mundo suas invenções para um cotidiano mais sustentável

O design pode servir para solucionar problemas ligados à sustentabilidade. Essa foi a inspiração do Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro, o IED Rio, para levar jovens designers brasileiros a Milão através do concurso “Nutrir o planeta, energia para a vida”, o mesmo tema da Exposição Universal. No total, 11 designers receberam certificados e ingressos para a Expo, onde seus trabalhos serão expostos. Entre eles, os seis vencedores ganharam mil euros em dinheiro, além de passagens e hospedagem na capital lombarda.
O desafio era aliar criatividade à metodologia para solucionar problemas atuais, como evitar o desperdício de recursos hídricos. O júri avaliou 81 trabalhos provenientes de 13 estados do Brasil, divididos em seis categorias. O resultado são criações como um calçado que se transforma em sandália, sapatilha e bota graças a um encaixe do zíper e que ocupa pouco espaço e um escorregador de louças que reaproveita a água gerada no processo de secagem.
— O título do concurso foi uma inspiração para aproximarmos o design, alimento do cotidiano, com o tema central da Expo: alimentação. O IED Rio acredita que o design, enquanto metodologia para solucionar problemas, tem uma função primordial nos desafios ligados ao complexo universo da alimentação saudável. Foi o primeiro concurso coordenado pelo IED Rio, e veio numa hora boa, um ano após a abertura oficial. Viemos dizer que já temos maturidade para uma empreitada desse porte, através da parceria com a Expo, que nos trouxe chancela internacional — explica à Comunità o diretor IED Rio, Fábio Palma.
Vencedora do concurso na categoria Acessório com uma gargantilha e brincos feitos com garrafas PET descartadas, chapas de latão banhadas a ouro e estampas de espirais, a paranaense Gabriella Ribeiro da Silva e Araújo se prepara para conhecer a Itália. Graduada em Desenho Industrial pela Unopar e mestranda em Têxtil e Moda da EACH-US, ela está se organizando para embarcar em julho, seu mês de férias, já que é docente da Escola Técnica Estadual de Peruíbe (SP), onde ministra disciplinas como desenho de moda e modelagem informatizada.
— Eu queria fazer um objeto ornamental de caráter sustentável tanto no conceito quanto na prática. Então, procurei ser sustentável até na escola dos materiais. Não usei cola, pois a maioria é feita à base de substâncias tóxicas. Desenvolvi um sistema de baixa complexidade de fixação de peças sem usar colas, de encaixe e dobra das chapas de latão — explica Gabriella, que quer aproveitar a viagem para conhecer Florença, Veneza e Roma.
Atualmente ela desenvolve um projeto ligado à alimentação vegana.
— Meu trabalho de pesquisa no mestrado é sobre a aceitação da ideia de simulacro, emulação e cópia de materiais de origem animal no vestuário de veganos. Quero saber se eles se incomodam em vestir algo que pareça ser de origem animal e descobrir quais são as implicações éticas e sociológicas desse tipo de simulacro — conta.
Depois de ficarem expostos no IED Rio até 2 de maio, os trabalhos vencedores seguiram para o IED São Paulo, onde ficam até 24 de maio, reunidos na exposição “Alimente-se de design”. Dali, embarcam diretamente para a Expo, onde permanecem de junho a 31 de outubro.

Os vencedores

Motion Design
Nothing should be thrown away
Fernando Andreani (SP)

Cartaz
Menção Honrosa: Açaí – Daniel Carnevale Ito (SP)
Vencedor: 3 fases para alimentar o mundo Juliana Lisboa Santana (ES)

Objetos para a casa
Menção Honrosa: Garoa – Juliana Maria Soares (SP)
Vencedor: Bebedouro para Jardim”
Bruno Spanevello Pergher (RS)

Embalagens
Menção Honrosa: Embalagem Catavento” Bernardo do Amaral e Silva (RJ)
Vencedor: Sistema de Identidade Visual para Bolsas de Soluções Parenterais
Bruno dos Santos (SP)

Vestuário
Menção Honrosa: Pacote Efêmero
Marina Dalgalarrondo (RJ)
Vencedor: Construção- Priscila Curce Machado (SP)

Acessório
Menção Honrosa: Teres
Renata Paraense de Lima (RJ)
Vencedor: Acessórios de garrafas PET
Gabriella da Silva e Araújo (SP)