Os jogos da repescagem das eliminatórias europeias da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, serão sorteados nesta terça-feira, pela Fifa, em Zurique (Suíça), a partir das 10h (horário de Brasília), com a tetracampeã mundial Itália (15ª no ranking da Fifa) como uma das quatro cabeças de chave, ao lado de Suíça (11ª), Croácia (18ª) e Dinamarca (19ª).
Esta situação obedece ao ranking da Fifa, divulgado nesta segunda-feira (16) para permitir a programação dos jogos da repescagem. Os cabeças de chave ficarão no pote 1 e cada um vai enfrentar, em partidas de ida e volta, uma seleção do pote 2, com a vantagem de decidir em casa a classificação: Irlanda do Norte (26ª), Suécia (25ª), República da Irlanda (26ª) e Grécia (47ª).
O ranking da Fifa de outubro também servirá de base para o sorteio das chaves da Copa do Mundo, no dia 1º de dezembro. Além anfitriã da Rússia, os outros cabeças de chave são: Alemanha (líder do ranking, com 1.631 pontos); Brasil (2º,1.619); Portugal (3º, 1.446); Argentina (4º, 1.445); Bélgica (5º, 1.333); Polônia (6º, 1.323) e França (7º, 1.226).
A Copa da Rússia terá 32 participantes e os nove que faltam se classificar só serão conhecidos em novembro, com a realização das repescagens. Os russos só serão cabeças de chave por serem anfitriões, já que ocupam apenas o 63º lugar do ranking da Fifa, com 561 pontos, sua pior classificação na história do ranking.
As seleções já classificadas para o Mundial são:
América do Sul: Brasil, Uruguai, Colômbia e Argentina. O Peru disputa repescagem com a Nova Zelândia nos dias 11 e 15 de novembro.
Américas Central e do Norte e Caribe: Costa Rica, Panamá e México. Honduras disputa repescagem contra a Austrália nos dias 10 e 15 de novembro.
Europa: Rússia (anfitriã), Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Islândia, Polônia, Portugal e Sérvia.
África: Egito e Nigéria. Mais três seleções ainda vão disputar torneio eliminatório
Ásia: Arábia Saudita, Coreia do Sul, Irã e Japão. A Austrália disputa repescagem contra Honduras. (Agência Brasil)