Comunità Italiana

Sucesso sobre rodas

Saiba como os food trucks, veículos que servem comidas, conquistaram os paulistanos com o melhor da gastronomia italiana

A fama de São Paulo de ser uma cidade onde a gastronomia é um caso à parte ganha mais força com uma novidade sobre rodas: é a febre dos food trucks, veículos que vendem comida pelas ruas da cidade. Após a legalização pela prefeitura, esse tipo de negócio cresceu e atinge, cada vez mais, um público cativo. Para os fãs da gastronomia italiana, a boa notícia é que já existem diversos food trucks dedicados ao melhor da culinária do Belpaese. Um dos primeiros a investir nesse segmento foi o chef Alex Capeto, dono de um food truck especializado, que circula em feirinhas gastronômicas. Nele, serve pratos como o Insano, um sanduíche com almôndegas de picanha e pernil, rúcula e molho de bacon na baguete.
Para quem curte pizza, o Massa na Caveira é especializado em versões artesanais e também não tem local fixo. Para localizar onde o carrinho vai estacionar é só acompanhar pelo Facebook e aproveitar sabores como ricota e gorgonzola com alho poró, calabresa defumada com cebola roxa e abobrinha com mussarela, parmesão e salsinha. Já o Holy Pasta Food Truck surgiu graças a ideia de seis amigos, entre eles Adolpho Schaefer.
— Em 2013, comecei a fazer contato com essa cultura de food truck e decidi ter um negócio nesse modelo. Foi aí que cada um dos meus amigos, e hoje também sócios, passaram a contribuir. Escolhemos a culinária italiana como foco porque o macarrão é uma comida que faz parte da vida, da família. Para nós paulistanos, e para mim e meus sócios em particular, todos descendentes de italianos, todo dia é dia de macarrão — comenta. Entre os destaques do menu estão o inhoque e o ravióli de ricota com nozes. Segundo o empresário, o objetivo para 2015 é “prosperar e ser feliz”.
 
Polenta como carro-chefe no negócio da família ítalo-brasileira
O caso do La Polenta que, como o próprio nome diz, é especializado na tradicional iguaria italiana. Alex Righi, que está à frente do negócio, ​ conta que o projeto começou com a ideia de ir para a rua com uma comida simples, a um preço acessível. Mas a polenta não era a principal atração.
— Decidimos levar a carne de panela que servíamos aos antigos funcionários de um restaurante do qual eu era sócio e, como acompanhamento, colocamos a polenta que virou nosso primeiro prato. Era a polenta com carne de panela, que depois se transformou na polenta com ragu. Quando ainda estávamos operando de forma provisória, fizemos junto ao público a votação do nome fantasia e, por indicação de uma cliente, incluímos La Polenta na lista. O nome ganhou com larga vantagem. Percebemos que naquele momento nosso projeto já tinha sido alterado pelos clientes, para ter a polenta como estrela. Desde então começamos a criar novos pratos com polenta — relata.
Feita com água, azeite, sal e farinha italiana, a receita é bastante leve e, além da polenta com ragu, faz sucesso a versão com funghi. Alex Righi ressalta que um dos desdobramentos do negócio foi a oportunidade de ser Gluten Free e trazer uma comida saudável ao público. Para o empresário, as perspectivas para os negócios são boas.
— Apesar do momento desanimador do mercado e do país, sentimos que podemos atender bem ao público todos os dias da semana, sempre com aquela lembrança da comida familiar — conclui.
 

SERVIÇO
Food Truck Alex Capeto: 
circula em feirinhas gastronômicas, como a da Praça Benedito Calixto 85, Pinheiros. Domingos de 12h às 19h.

Massa na Caveira: 
circula na Zona Norte até a Vila Madalena. Acompanhar itinerário pelo facebook.com/massanacaveira

La Polenta: 
Butantan Food Park (Rua Agostinho Cantu 47). De segunda a quarta de 11h às 16h; de quinta a sábado de 11h às 22h; domingos de 11h às 19h. Acompanhar itinerário pelo facebook.com/lapolentafoodtruck

Holy Pasta Food Truck: 
circula em bairros como Jardins. Acompanhar itinerário pelo facebook.com/HolyPastaFoodtruck