Historiador italiano afirma ter descoberto a única escultura remanescente de Leonardo da Vinci
A peça chamada A virgem com a criança que ri, datada de 1472, foi produzida quando o criador de Monalisa tinha entre 19 e 20 anos e era pupilo do artista florentino Andrea del Verrochio.
Desde 1858, a escultura faz parte do acervo do Victoria and Albert Museum e tem a autoria atribuíada a Antionio Rosselino.
O professor da Universidade de Nápoles Francesco Caglioti contestou autoria em entrevista ao The Guardian. Ele disse que o falecido diretor do museu britânico, John Pope-Hennessey, enganou a todos, dizendo que a essa e outras obras são de Rosselino, artista que ele promoveu incisivamente.
Agora, a peça está exibida no Palazzo Strozzi como parte da exposição Verrocchio: Mestre de Leonardo. O rótulo não titubeia ao dar autoria a Leonardo da Vinci.
A escultura com aproximadamente 50 centímetros de altura, explica a publicação, guarda traços característicos da obra de Da Vinci, incluindo o sorriso enigmático. O drapeado do vestido e os pés da Virgem Maria também são similares às pintura feitas na época pelo artista. A face e expressão do Cristo bebê também aparece em outras obras.
(Correio Braziliense)