A taxa de desemprego na Itália caiu para menos de 10% pela primeira vez desde fevereiro de 2012, enquanto o nível de ocupação atingiu o maior valor da série histórica, iniciada em 1977, informou nesta segunda-feira (1º) o Instituto Nacional de Estatística (Istat)
O índice de desemprego encerrou o mês de maio em 9,9%, queda de 0,2 ponto percentual em relação a abril. Entre os jovens de 15 a 24 anos a taxa caiu 0,7 e chegou a 30,5%. Atualmente, a Itália conta com 2,58 milhões de desempregados.
Já o nível de ocupação no período subiu para 59% da população economicamente ativa, o que representa 23,38 milhões de trabalhadores.
“As notícias que lemos nesta manhã nos dizem que hoje é um belo dia. Depois de ter sido atacado por meses pela oposição, mais uma vez estou feliz em desmentir esses falastrões com os fatos”, disse o ministro do Desenvolvimento Econômico e Trabalho e vice-premier da Itália, Luigi Di Maio.
Ele se refere ao chamado “Decreto Dignidade”, que aumentou as indenizações por demissões sem justa causa em 50% e reduziu o limite de contratos temporários de 36 para 24 meses.
(Com informações da ANSA)