Comunità Italiana

Temer assume articulação

O ministro de Relações Institucionais, Pepe Vargas (PT), está fora da articulação política do governo. A presidente Dilma Rousseff decidiu ontem (7), que a estrutura da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) será incorporada à da Vice-Presidência da República.

Na prática, a medida faz com que o vice Michel Temer (PMDB) seja o novo articulador político do governo. A decisão ocorre depois do ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, recusar convite de Dilma para assumir a SRI.

A presidente conversou com Pepe no Palácio do Planalto, lamentou o vazamento da notícia sobre o convite para que Padilha assumisse a articulação política e disse que precisava do cargo para contemplar o PMDB. Dilma ainda afirmou a Pepe que não estava agindo sob pressão dos presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), nem do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). “Essa conta é nossa. Não é sua”, declarou a presidente, na conversa com Pepe.

“O presidente Temer é nosso presidente nacional, foi três vezes presidente da Câmara dos Deputados, tem bastante bagagem para fazer esse entendimento [com a base aliada]. Com respeito ao ministro Pepe Vargas, Dilma deu uma avançada nessa questão ao levar o vice para acumular a função de coordenador político”, comentou o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira. (ANSA)