Comunità Italiana

Tendências para o verão

Semana de Moda de Milão aposta em tons neutros e tecidos leves para a primavera-verão 2014

As tendências para a primavera-verão 2014 desfilaram nas passarelas da Semana de Moda de Milão, em setembro. As principais marcas europeias, como as italianas Versace, Armani e Dolce & Gabana, mostraram as novidades que vão ganhar vitrines e ruas no próximo ano. A maioria das grifes optou por desfiles em tons neutros, porém o floral também brilhou nas passarelas.
Uma das surpresas ficou por conta da Versace, que costuma investir em tecidos nobres e glamour. Desta vez, apostou em saias e vestidos amplos em material menos nobre, como o denim (tipo de algodão em que os fios são tingidos com corante anil) — ao contrário dos modelos justos, marca registrada da grife. A opção por um visual diferente aconteceu porque a mulher de hoje busca cada vez mais conforto, explicou a estilista Donatella Versace, após o desfile:
— Acho que o momento é de coisas fáceis para vestir. As mulheres amam usar algo confortável como jeans e camiseta, então quis dar o status de luxo para essas coisas comuns.
A coleção de Giorgio Armani, uma das mais aguardadas, ganhou o nome de “Luzes e Sombras”. As roupas variaram entre lisos e florais pintados, rendados e texturizados com tecidos esvoaçantes. Apesar da leveza, vestidos e saias foram coadjuvantes no desfile, onde se destacaram as calças combinadas com sapatos Oxford, dando um ar masculino e elegante às modelos.
No desfile da Salvatore Ferragamo, o safári brilhou com estampas de cobras e uma cartela de cores que privilegiou o off white, o bege e o areia, com o azul-marinho para quebrar os tons claros.
O estilista da grife, Massimiliano Giornetti, revelou aos jornalistas que a aposta do próximo verão está nas peças de alfaiataria.
— Usei a alfaiataria com toques de píton em jaquetas e acessórios para quebrar a monocromia.
Com um cenário inspirado em um estúdio cinematográfico, o desfile da Roberto Cavalli trouxe roupas inspiradas nos anos 1920. As peças com bordados, peles, decotes e franjas foram as maiores presenças.
Já a Prada seguiu uma linha mais casual, com rostos de mulheres estampados em grandes proporções nas roupas e bolsas. Os vestidos de tricô destacavam o busto, com bustiês decorados e decotes. As saias plissadas combinavam com polainas parecidas com meias de futebol, sandálias e sapatos com sola de borracha.
A simplicidade com toques de exagero inspirou a coleção, segundo a estilista Miuccia Prada.
 — As roupas em si são simples, mas há um exagero aqui e ali. E eu tinha essa ideia de que, se você usar uma roupa exagerada, as pessoas vão olhar e, então, vão te ouvir.
Estrela da nova geração de grifes italianas, a MSGM fez sua estreia em Milão com um elogiado desfile. A marca de Massimo Giorgetti apresentou um verão tropical que valoriza a mulher em looks estampados. As peças com flores e folhagens dividiram as atenções com estampas étnicas e listras gráficas, onde se destacaram as saias godês e as sandálias tipo chinelo.
Já Domenico Dolce e Stefano Gabanna aproveitaram a Semana para inaugurar a Piave 37, uma nova loja multimarcas da dupla que pretende vender coleções de novos estilistas, escolhidos pessoalmente pela dupla. A seleção deve variar a cada temporada, mas a primeira já está nas vitrines da loja e inclui a brasileira Barbara Casasola e o italiano Fausto Puglisi.

Bolsas de Paula Cademartori representam a criatividade brasileira
O design brasileiro também brilhou com a gaúcha Paula Cademartori, que apresentou suas bolsas no Grand Hotel et de Milan. Médias e pequenas, são feitas de materiais como couro e chamois. Todas possuem um fecho idêntico que se tornou uma identificação da marca.
— A bolsa é um objeto de desejo destinado a durar no tempo, de uma estação à próxima. Sensualidade inteligente e requinte contemporâneo são os elementos da minha filosofia estética. Uso materiais nobres e tenho cuidados especiais no acabamento das peças, que são totalmente produzidas na Itália — contou Paula.
A designer, que ainda não vende suas bolsas no Brasil, mas tem clientes na Europa e nos Estados Unidos, pretende continuar investindo na carreira internacional: ela já possui um ateliê em Milão.