O ministro das Relações Exteriores da Itália, Giulio Terzi, recebeu hoje na sede da Chancelaria italiana, Farnesina, o vice-presidente da Assembleia Nacional do Equador, Juan Carlos Cassinelli, que está no país para um programa de reuniões da diplomacia parlamentar e com comunidades equatorianas.
De acordo com uma nota da Farnesina, a entrevista confirmou o "excelente" estado das relações diplomáticas, que também se baseiam nos "fortes" laços de amizade entre os dois povos, reforçados pela presença das respectivas comunidades nos dois países.
Uma boa parte da reunião foi dedicada à definição do acordo para a conversão da dívida, o que permitirá que o governo do Equador utilize seus recursos para contribuir com um programa global de proteção ambiental no maior parque natural do país, lançado pelo Equador na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).
Com isso, a Itália deve se tornar o primeiro contribuinte mundial no projeto de salvamento do patrimônio natural equatoriano das consequências das possíveis perfurações de petróleo nessa região, das quais o Equador vai abster-se justamente graças aos fundos adicionais que serão disponibilizados pela comunidade internacional.
Durante o encontro, os dois ministros também compartilharam o desejo de desenvolver novos acordos bilaterais a respeito dos voos diretos, da segurança social, da cooperação da Justiça criminal e da dupla tributação. (ANSA)