Comunità Italiana

TIM retoma crescimento

De janeiro à março, uma das maiores operados de telefonia do país voltou a crescer, após 12 trimestres de baixa nas vendas. Ainda é cedo para afirmar a recuperação econômica total da empresa, mas esse pequeno aumento, é recebido com alívio pela operadora. A Tim, foi uma das primeiras a receber o golpe da crise econômica, enfrentada por todo páis, isso se deve, principalmente, por ser a líder no pré-pago, plano com maior concentração de clientes de menor poder monetário.

O resultado da crise para a operadora, foi ver Claro se aproximar, e a Vivo que mantém o primeiro lugar ficar mais longe. Enquanto, de 2014 para cá, o número de celulares caiu 13%, para a Tim, esse número chegou a 20%. Na tentativa de reverter a situação, funcionários foram demitidos, áreas foram terceirizadas e contratos renegociados, além de ter trocado a sede por um endereço mais barato.

Apesar de ainda ter a maior parte de seus clientes no plano pré-pago, a empresa vem buscando crescer no mercado do pós-pago e tem conseguido dar alguns passos, hoje, por exemplo, ela é a operadora com maior cobertura 4G.

Segundo a Anatel, foram 445 mil novas linhas, nesse primeiro trimestre, e a que mais atraiu novos clientes, com um crescimento médio de 11% por cliente.