Comunità Italiana

Tirelli comemora 50 anos

A Tirelli, a mais importante alfaiataria teatral da Europa e talvez do mundo, colecionadora de vários Oscar e outros prêmios importantes da Sétima Arte, celebra seus 50 anos de vida com duas exposições.
     
Uma delas será em Gorizia (Friuli-Venezia Giulia) e a outra em Modena (Emilia Romagna), esta última coordenada pela viúva do desaparecido tenor italiano Luciano Pavarotti, Nicoletta Mantovani.

Dirigida por Dino Trapetti, que a herdou em 1990 após a morte de seu fundador,, Umberto Tirelli, a alfaiataria tem sua sede central em um prédio da família de Flora Mastroianni, primeira esposa de Marcello, em Roma; mas o seu depósito, inaugurado em 2007, está na periferia da capital, em Formello. É aqui que se guardam os 160 mil trajes e acessórios da coleção, em uma área que supera os 5 mil metros quadrados.

O nome de Tirelli está associado principalmente ao de Lucchino Visconti que recorria ao seu talento extraordinário para seus trabalhos no cinema ("Senso" o "Livia, um amor desesperado", "O gatopardo", "O inocente", etc.), como ao teatro e à ópera (célebres os trajes para Maria Callas em "La Traviata").
 
Mas por trás dele, todos os grandes nomes do cinema e do teatro europeus e até norte-americanos ("A Idade da Inocência", de Martin Scorsese, venceu um dos vários prêmios Oscar pelo vestuário), foram clientes de Tirelli e de seu sucessor.
 
 
 
 
Fonte: Ansa