Pela primeira vez em 800 anos, a Torre de Pisa, na Itália, conhecida em todo o mundo por ser inclinada, não registra mais o constante movimento para o lado que chegou a colocar em risco o monumento, fechado ao público durante 11 anos.
"Desde que acabaram as obras (de restauração e reforço da Torre, em 2001), não houve retomada do aumento da inclinação, como acontecia antes", disse à BBC Brasil o engenheiro Giuseppe Bentivoglio, diretor-técnico da Catedral de Pisa, estrutura da qual a Torre faz parte.
"Há boas possibilidades que este resultado seja definitivo", acrescentou.
Outro engenheiro, Michele Jamiolkowski, responsável por obras na estrutura, reforçou o otimismo em uma entrevista ao jornal Corriere della Sera.
"Todas as melhores previsões foram confirmadas. A Torre pode estar tranqüila ao menos por mais 300 anos", disse.
Estabilização
Segundo Bentivoglio, o monumento ainda está no processo de acomodação em uma posição firme.
"Registra-se um movimento muito leve, quase imperceptível, mas em fase de estabilização, não de aumento da inclinação. Antes havia um aumento constante", explicou.
As obras na Torre, que é uma das mais famosas do mundo, duraram de 1990 até 2001 e foram supervisionadas pelo Comitê Internacional para a proteção da Torre de Pisa, composto por especialistas italianos e estrangeiros.
Desde o início das obras, o monumento tem sido constantemente monitorado.
Em maio de 1993, os técnicos registraram a máxima inclinação da estrutura. Para reverter isso, foram colocados um total de 599 toneladas em contrapesos no lado oposto.
A Torre registrou um leve movimento para o outro lado, "endireitando" a inclinação em cerca dois centímetros.
Na segunda fase das obras, em 1999, foram realizadas escavações controladas, com o objetivo de diminuir ainda mais a inclinação e evitar movimentos.
"Foi retirada terra debaixo dos alicerces para ganhar espaço do lado oposto à parte inclinada. O problema era reduzir a inclinação e o estado de tensão do terreno. As partes que estavam fora da terra tinham chegado próximo ao rompimento", explicou Bentivoglio.
Causas da inclinação
Construída entre os séculos 12 e 13, a Torre pesa 14,5 mil toneladas, é revestida de mármore branco e tem 60 metros de altura.
Ela já nasceu inclinada, e sua construção chegou a ser interrompida diversas vezes na tentativa de resolver o problema.
Sempre houve grandes debates a respeito das possíveis causas da inclinação da Torre de Pisa. Muitos apontam como motivo principal problemas do terreno onde ela foi construída.
Alguns estudiosos chegaram a pensar que ela fizesse parte do projeto do arquiteto.
Fonte: BBC Brasil