Tomar até três cafezinhos por dia pode ser benéfico para a saúde. Segundo especialistas do Instituto Mario Negri de Milão e do Instituto NAcional de Pesquisa sobre Alimentos e Nutrição (Inran), o café protege contra doenças como o diabetes e o Mal de Parkinson, e até contra alguns tipos de câncer.
"Ao café, isoladamente, não se associa nenhum tipo de risco. O problema é que seus consumidores tendem a fumar mais e é justamente ao tabagismo que os tumores estão ligados", explica Carlo La Vecchia, diretor do departamento de Epidemiologia do Mario Negri, durante a apresentação em Milão, junto com o Inran, de alguns opúsculos informativos.
"Excluindo o 'fator fumo' – por exemplo, no câncer do endométrio, realizamos nos últimos anos um estudo conjunto com outras instituições, avaliando cerca de 450 casos com 900 controles. Verificou-se um risco reduzido de até 50% nos fortes consumidores desta bebida, que tomavam acima de quatro xícaras por dia", acrescentou.
Bebendo até três cafezinhos diários, segundo os especialistas, poderia existir um efeito protetor até contra os cânceres de cólon e de fígado.
Bebendo até três cafezinhos diários, segundo os especialistas, poderia existir um efeito protetor até contra os cânceres de cólon e de fígado.
Obviamente, o café por si só não tem poder algum se não for associado a uma alimentação e a um estilo de vida saudáveis.
Os especialistas também destacam a importância que, nos indivíduos mais sensíveis, cafezinhos em excesso podem contribuir para problemas como surtos de nervosismo e palpitações.
Fonte: Ansa