Comunità Italiana

Trilha de sabores

{mosimage}O evento Petrópolis Gourmet leva a culinária italiana à serra fluminense com concursos e oficinas. Festival faz parte do calendário do MIB

A Cidade Imperial, rica em belezas naturais e dona de um importante patrimônio histórico e cultural, será a sede do Petrópolis Gourmet. A 11ª edição do evento acontece de 3 a 26 de novembro e presta homenagem à Itália. A ideia é que os 24 restaurantes participantes elaborem um menu inspirado em regiões italianas, buscando seus ingredientes mais peculiares e seus sabores mais característicos.

— Sem dúvida a homenagem à Itália é um grande atrativo. A cultura do país está presente na vida da maioria das pessoas e os restaurantes de Petrópolis vão ter a oportunidade de explorar clássicos e novidades desta culinária — ressaltou Bruno Wanderley, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, entidade realizadora do evento.

O Petrópolis Gourmet valoriza os chefs locais e revela talentos. O I Concurso de Pizzaiolos de Petrópolis será aberto ao público e conta com apoio da pizzaria Di Farina, da empresa Gi Metal, do Moinho L5Stagione e do Senai.

— O vencedor do concurso irá à Itália fazer um aperfeiçoamento de dois dias em pizza, dentro das instalações da Le5stagione e terá mais dois dias para passear e conhecer um pouco da cultura italiana — acrescentou o curador do festival, Antonio Lo Presti. 

Diversas oficinas e palestras de culinária italiana, natalina, slow food e comidas regionais que sofreram influência na sua elaboração serão realizadas na cozinha itinerante Nossa Panela Brasil, do chef Márcio Moreira, que estará montada nos quatro finais de semana de novembro em três shoppings de Itaipava. Além disso, o evento vai fazer circular, no centro histórico da cidade, uma Unidade Móvel de Panificação do Senai, com diversos cursos de cup cakes, chocotones e mini-pães.

O festival também terá forte atuação social. As nutricionistas da Faculdade de Medicina de Petrópolis farão oficinas de gastronomia no Vale do Cuiabá, um dos locais mais atingidos pelas chuvas de janeiro. 

Fotografia
Simultaneamente ao Petrópolis Gourmet, acontece o Clic! Petrópolis, evento voltado para fotógrafos profissionais e amadores. Entre as atrações, haverá caminhadas fotográficas a partir do Museu Imperial. Os visitantes também poderão conhecer um acervo fotográfico inédito nos bastidores do museu. A convergência entre os dois eventos acontece durante uma exposição dos 24 chefs participantes do Petrópolis Gourmet. A mostra é de autoria do fotógrafo e presidente do Petrópolis Convention &Visitors Bureau, Bruno Wanderley. 

Estima-se que esta edição atraia aproximadamente 15 mil pessoas. Entre os principais objetivos, está a geração de fluxo turístico para a região no período fora da alta estação, além do aumento da taxa de ocupação nos hotéis e restaurantes e a promoção de atividades culturais na região com enfoque na boa comida.

— Este festival é considerado um dos maiores festivais de gastronomia do Brasil. Em em 2010, foi escolhido entre os 31 principais eventos geradores de fluxo turístico do país — enfatizou Flávio Câmara, membro da Serrana Center, empresa que organiza o Petrópolis Gourmet.

O evento tem o apoio do Instituto Italiano de Cultura, Casa D’Itália Anita Garibaldi, da Faculdade Arthur Sá Earp Neto, da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis e da Prefeitura Municipal de Petrópolis. Conta com a curadoria dos chefes de cozinha Barão (Restaurante Barão Gastronomia), Vera de Oliveira (Restaurante Oliveiras da Serra) e Antonio Lo Presti (Pizzaria Di Farina).

 — O Petrópolis Gourmet é uma oportunidade para quem deseja encontrar pratos diferentes em nossos restaurantes. É um evento de Petrópolis para Petrópolis e para o mundo — ressaltou Bruno Wanderley.