Comunità Italiana

Turim reconhece união homossexual

Duas italianas, que em fevereiro celebraram seu casamento simbólico, em um país que não reconhece a união civil entre pessoas do mesmo sexo, retiraram hoje na prefeitura de Turim um "certificado de reconhecimento familiar baseado no vínculo afetivo", um tipo de documento que só é emitido por esse governo municipal.
     
Depois de retirar o documento, Debora Galbiati Ventrella e Antonella D'Annibale declararam aos jornalistas que "existe uma continuidade entre o nosso casamento simbólico e o certificado que acabamos de retirar, mas não é um ponto de chegada: reconhecemos a importância dessa decisão, mas continuamos nossa luta pelo reconhecimento pleno e de alcance nacional de uniões como a nossa".

O governo municipal de Turim criou na semana passada o "certificado de reconhecimento familiar baseado no vínculo afetivo" – cujos efeitos se limitam aos benefícios municipais de saúde, habitação, etc. Debora e Antonella foi o primeiro casal homossexual a retirá-lo.
     
A Igreja Católica e os partidos de centro-direita se opuseram à iniciativa do município de Turim, por entender que representa uma substituição das regras por parte de um poder local e contra o disposto pelo Parlamento nacional.
 
 
Fonte: Ansa