Um navio cargueiro com bandeira panamenha e uma embarcação italiana do Conselho Nacional de Pesquisa (CNR) se bateram hoje a cerca de 5 milhas do litoral da Sicília, sul da Itália, informaram fontes da marinha de Palermo.
O navio do CNR "Thetis", de 30 metros de comprimento, afundou após a colisão, e os 14 membros da tripulação foram salvos, com exceção de um, que continua desaparecido.
Trata-se de um pesquisador russo, Piotr Mikejcik, do CNR, que estava a bordo do navio oceanográfico. O cargueiro de 298 metros de comprimento e com uma capacidade de 55 mil toneladas, não sofreu grandes danos e nenhum membro da sua tripulação sofreu conseqüências pelo impacto.
A guarda costeira siciliana enviou ao local da colisão 5 lanchas e um helicóptero para colaborar com o resgate. No momento da colisão, segundo as autoridades portuárias sicilianas, as condições do mar eram boas mas havia pouca visibilidade devido a presença de neblina no mar, criada pelo calor do verão.
A embarcação Thetis estava realizando atividades de pesquisa sobre a pesca e o ambiente marinho coordenadas pelo Instituto para o Ambiente Marinho Costeiro da cidade de Messina.
O armador da embarcação, Michele Gaetano Tramontano, afirmou que foi avisado imediatamente do ocorrido e está acompanhando as operações de resgate. "O barco afundou com seus 32 metros de cumprimento contra os 295 do cargueiro", indicou, acrescentando que o barco está avaliado em cerca de 2 milhões de euros, devido aos inúmeros equipamentos e instrumentos científicos a bordo, particularmente caros.
Fonte: Ansa