BIANUAL

BIANUAL

A partir de
Por R$ 299,00

ASSINAR
ANUAL

ANUAL

A partir de
Por R$ 178,00

ASSINAR
ANUAL ONLINE

ANUAL ONLINE

A partir de
Por R$ 99,00

ASSINAR


Mosaico Italiano é o melhor caderno de literatura italiana, realizado com a participação dos maiores nomes da linguística italiana e a colaboração de universidades brasileiras e italianas.


DOWNLOAD MOSAICO
Vozes: Cinco <br>Décadas de Poesia Italiana

Vozes: Cinco
Décadas de Poesia Italiana

Por R$ 299,00

COMPRAR
Administração Financeira para Executivos

Administração Financeira para Executivos

Por R$ 39,00

COMPRAR
Grico Guia de Restaurantes Italianos

Grico Guia de Restaurantes Italianos

Por R$ 40,00

COMPRAR

Baixe nosso aplicativo nas lojas oficiais:

Home > Um novo jeito de viajar

Um novo jeito de viajar

26 de dezembro de 2016 - Por Comunità Italiana
Um novo jeito de viajar

Um novo jeito de viajarProjeto italiano permite hospedagem em troca de prestação de serviços e faz sucesso entre viajantes do mundo inteiro

Pelo oitavo ano seguido, foi promovida na Itália a Settimana del Baratto, uma semana dedicada à hospitalidade na qual os turistas podem pagar pela hospedagem através da prestação de pequenos serviços em uma espécie de permuta. A modalidade é mundialmente conhecida como Work Exchange. O evento aconteceu entre os dias 15 e 20 de novembro deste ano. A ideia surgiu há oito anos a partir de um Bed and Breakfast na Sardenha que praticava o baratto, mas que fechou as portas há alguns anos. O site bed-and-breakfast.it gostou da ideia e perguntou aos seus 16 mil filiados se aceitariam participar de um evento no qual o trabalho fosse aceito como forma de pagamento, por somente uma semana de baixa estação. Muitos aceitaram a proposta.
Com uma ampla lista de demandas por serviços dos mais variados tipos e milhares de vagas em pousadas e hostels distribuídas em todas as regiões da Itália, a promoção cresce a cada ano. Em sua primeira edição, cerca de mil unidades aceitaram fazer parte da iniciativa. Agora, esse número duplicou. No ano passado, o site da Settimana del Baratto registrou mais de dez mil pedidos e propostas. Este ano, a organização do evento estima que o número de pedidos tenha sido bem maior, baseado no crescimento das buscas a cada ano.
Participar é muito simples. No site settimanadelbaratto.it, é possível ver a Lista de Desejos na qual os gerentes dos B&B citam o tipo de serviço de que necessitam. A partir daí, fica a critério do turista escolher a hospedagem a partir da região que pretende visitar ou do serviço que possa oferecer. Uma vez que as escolhas são feitas, basta escolher a pousada e contatá-la para acertar os detalhes finais. Em outra opção, também disponível no site, os hóspedes podem listar suas habilidades e aguardar o contato de algum estabelecimento.
Annamaria Valente, gerente do B&B La Scalinatella Roma, contou à Comunità a sua experiência. Este ano, ela recebeu como hóspede a assistente turística portuguesa Ana Cristina.
— Há quatro anos participo, e sempre tem sido bom. Este ano hospedei duas jovens portuguesas. Trouxeram-me produtos portugueses, não somente ótimos, mas também em grande quantidade. Normalmente eu aceito somente troca de hospitalidade entre operadores, mas, estas duas portuguesas me chamaram a atenção pela gentileza com a qual fizeram a proposta.
Entre os serviços mais oferecidos por usuários do site estão food&drink, vestuário e acessórios. Já os trabalhos mais pedidos pelos gerentes estão ligados à manutenção, à consultoria administrativa e à comunicação.
Além da grande lista de serviços oferecidos pelas pousadas e B&B, alguns estabelecimentos aceitam trocar a hospedagem por produtos típicos regionais. A portuguesa Ana Cristina, hóspede do B&B La Scalinatella Roma, pagou sua estadia com produtos da rica culinária portuguesa.
— Fui a Roma para fugir da rotina de Portugal. Assim que eu soube pela internet que a Itália teria a settimana del baratto, comecei a pesquisar. Mandei mensagens aos B&B que estavam interessados em fazer trocas por serviços e o La Scalinatella Roma foi um dos únicos que me responderam. Após uma troca de emails com a Annamaria, chegamos a um acordo. Eu lhe levaria alguns produtos típicos aqui de Portugal em troca de estadia por duas noites. Eu e a minha amiga fomos bem recebidas e a casa era muito acolhedora. Trata-se de uma ótima iniciativa dos italianos, pois não apenas recebem, como também proporcionam uma nova experiência aos turistas — contou a portuguesa, que pretende repetir a experiência.

Mulheres jovens predominam entre
os inscritos
Segundo o site da Settimana, a maior parte dos turistas interessados na troca é constituída por pessoas entre 25 e 44 anos. Do total, 17% têm entre 18 e 24 anos e 14% de 45 a 54 anos. Quanto ao gênero, 67% dos usuários que visitam o site são mulheres.
O siciliano Giambattista Scivoletto, de 43 anos, fundador do site bed-and-breakfast.it, falou à Comunità sobre o sucesso do projeto.
— Este ano o número de visitantes no site foi um pouco superior ao do ano passado. A grande surpresa foi a quantidade de participantes estrangeiros. O motivo é que a imprensa internacional abraçou com entusiasmo a iniciativa e a divulgou em todo o mundo. Na Grã-Bretanha foram veiculadas matérias sobre o assunto no The Guardian, Telegraph, London Times e na BBC. Mas também em Portugal, França, África do Sul, Alemanha, Escandinávia, Irlanda, Lituânia, Rússia, Estados Unidos e até mesmo na Malásia. Este interesse nos deu a coragem de decidir estender a Settimana del Baratto no ano que vem. Por isso, lançamos em tempo recorde e com bastante tempo de folga o site Gianpiero.
No ano passado, cerca de 10 mil pessoas se cadastraram no site, oferecendo prestação de serviço. Os números ainda mostram que as regiões italianas mais procuradas são Toscana, Lácio, Vêneto e Emília-Romanha, enquanto as cidades preferidas são Florença, Roma, Veneza e Bolonha.
Gianpiero também destaca que, por trás do sucesso do projeto, estão a criatividade e a hospitalidade italianas, que permitiram que o evento nascesse e crescesse a ponto de cada ano registrar mais turistas e B&B participando.
— Em si, a quantidade de 10 mil viajantes em um período de baixa estação não chega a ser uma grande notícia. A notícia para nós é a beleza da iniciativa, é aceitar o baratto como forma de pagamento. Quando lançamos o projeto, não se esperava a adesão de dois mil B&B. São efetivamente muitos, o que demonstra a originalidade dos gestores de B&B na Itália. O mérito do sucesso da iniciativa é também deles — finaliza o jovem empreeendedor.
Para o ano que vem, a grande novidade é o lançamento do site que nada mais é que uma variação da Settimana del Baratto, porém em nível mundial.
Apesar do Brasil ainda não possuir um sistema unificado como a Settimana del Baratto destinado à baixa temporada, há muitas opções para quem busca trabalho em troca de hospedagens em várias capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis. Para quem prefere roteiros fora do convencional em destinos pouco conhecidos, uma boa opção é o Sítio Passarim, em Rio Verde, no Mato Grosso do Sul.
— Baseado no conceito de Work Exchange, criamos a Semana de Troca, durante a qual os hóspedes dedicam quatro horas e trinta minutos de trabalho por dia, em geral, entre as 8h e as 12h30. Em troca, os hospedes ganham a diária de hospedagem no camping, o almoço e o direito de usufruir das instalações do Sítio Passarim — explica à Comunità o gerente Rafael Arruda.
As semanas da permuta ocorrem em média a cada dois meses. Para participar, é necessário que o interessado se candidate através do formulário enviado pela gerência. Entre os serviços mais procurados estão aqueles relacionados à bioconstrução e a serviços de carpintaria, reparos elétricos, além de arte com barro para a decoração de paredes e painéis.
Para quem pretende explorar outros destinos ao redor do mundo, uma opção é o site Worldpackers, que reúne oportunidades para quem quer trocar horas de trabalho por hospedagem em hostels ao redor do mundo. Fundado em fevereiro de 2014 pelo economista Ricardo Lima, que se hospedou em mais de 200 hostels ao redor do mundo, oferece acomodações em 96 países e cobra do viajante uma taxa de US$ 50 por cada viagem realizada pelo site.

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.