O estudo faz parte da missão arqueológica no sítio de Zawyet Sultan, no médio Egito
A Universidade de Pisa reconstruiu em 3D o túmulo de Khunes, um importante oficial egípcio que viveu na época do Faraó Teti, no ano de 2.300 a.C. O estudo faz parte da missão arqueológica no sítio de Zawyet Sultan, no Médio Egito.
O modelo imersivo da tumba foi criado por Emanuele Taccola, responsável pelo laboratório de desenho e restauração da universidade, graças aos dados coletados durante a última escavação realizada no local.
Em nota, a Universidade de Pisa afirma que a área desempenhou um papel fundamental na unificação do Egito e na criação da sua civilização. “Os arqueólogos estão envolvidos em uma análise espacial das estruturas e da paisagem para explorar as interconexões entre os restos mortais, que vão de 3200 a.C. a 1300 a.C”, explicam.
Segundo o texto, “esta é uma pirâmide incompleta que se ergueu por cima de um cemitério pré-dinástico e de alguns túmulos de dignitários escavados na rocha”.
O laboratório de Pisa ainda explicou que realizou um trabalho fundamental de mapeamento graças ao uso de um receptor diferencial Gnss para a tumba de Khunes. A pesquisa foi realizada com um “método fotogramétrico”, o que garantiu informações métricas precisas para a pesquisa arqueológica criar um modelo 3D. É possível ver a impressão online pelo site.
(com informações do O Globo)