Marcas italianas aquecem o mercado brasileiro e movimentam os negócios no setor
A Organização Internacional do Café divulgou este ano que o consumo global do produto cresceu quase 42% desde o início deste século. O brasileiro, apaixonado pelo tradicional cafezinho, na última década, descobriu o café mais famoso do mundo: o espresso italiano.
Por conta dessa relação de amor entre o brasileiro e o café, algumas das principais empresas italianas do setor expandiram seus negócios no país. Uma delas é a Illycaffè, sediada em Trieste, na Itália, e que produz e comercializa um blend 100% arábica, sob uma única marca. Os produtos Illy são comercializados em 140 países e estão disponíveis em mais de 100 mil restaurantes e cafeterias. A empresa mantém relacionamento direto com cafeicultores do mundo, inclusive no Brasil.
Em entrevista à Comunità, Anna Illy Belci, diretora da matriz e presidente da Illycaffè Sud América (subsidiária) e da Experimental Agrícola do Brasil, lembra que um blend é uma mistura de diferentes grãos para se atingir um sabor, corpo e aromas desejados.
— A arte de combinar diversos grãos de café, cada um com sua peculiaridade, é o que faz uma marca se destacar de outras e ganhar espaço, consumidores e mais: admiradores. Cada grão de café é único e reflete a variedade, o solo e o clima de onde é cultivado, resultando em características marcantes. Com grãos vindos da América Central, América do Sul, Índia e África, o nosso blend reúne as melhores qualidades de cada grão para alcançar o espresso perfeito. São nove ingredientes, de 15 países fornecedores, mas que podem ser intercambiáveis, ou seja, países que têm características similares, como gosto, corpo e aroma — explica.
Anna informa que o Brasil é um dos principais fornecedores de café para a empresa no mundo, com participação fundamental na composição do blend.
— A Illycaffè investe na qualidade do café brasileiro há mais de 25 anos, quando, a partir da percepção da dificuldade dos produtores daqui em atingi-la, criou o Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, que se consolidou na cafeicultura nacional como parâmetro de excelência e reconhecimento aos melhores cafés do país. O concurso também incentivou a produção em diferentes regiões, com a inclusão de uma categoria que abrange 10 premiações regionais.
Mercado brasileiro ganhou relevância nos últimos anos como consumidor final
Com um mercado consumidor em plena ascensão e ávido por produtos de qualidade premium, o Brasil ganhou grande relevância nos planos de ação da empresa voltados ao consumidor final, conforme explica a diretora da empresa.
— Em 2010, a empresa italiana aterrissou definitivamente em terras brasileiras, por meio de uma subsidiária, a Illycaffè Sud America, instalada na capital paulista. A operação teve foco inicial na centralização da distribuição de toda a linha de produtos da marca no país, que é uma etapa já realizada. O segundo momento, ainda em andamento, é voltado à expansão da oferta nos canais HoReCa (hotéis, restaurantes, cafeterias) e ao consumo em residências e escritórios. Desta forma, a empresa pretende expandir o acesso à sua linha de produtos ligada ao revolucionário e exclusivo sistema iperEspresso, de café em cápsulas, conforme uma tendência de consumo internacional que o brasileiro também segue.
Anna explica que o café quente, preparado com filtro e coador, ainda domina a preferência nacional, embora o brasileiro, nos últimos anos, esteja se abrindo mais para experimentar outras preparações. Já o café gelado apresenta consumo muito forte em outros grandes países, como Japão e Estados Unidos, lembra a executiva.
Outra marca italiana que conquistou paladares de todo o mundo, a Lavazza, que vem há mais de um século dedicando-se às atividades relacionadas ao café, também aposta no mercado brasileiro. Recentemente, a empresa fez um evento em parceria com o Eataly São Paulo, com a degustação dos três blends Lavazza (Grão Aroma, Grão Gusto, Crema & Aroma), constituídos por cafés das principais regiões produtoras brasileiras: Cerrado Mineiro, Mogiana Paulista e Sul de Minas. A empresa também apresentou quatro bebidas exclusivas feitas com Lavazza em seu café localizado dentro do Eataly.
A empresa italiana nasceu em 1894, em Turim. Na cidade, nos cafés que servem a marca Lavazza, há cardápios com mais de 30 tipos da bebida, quentes ou frios. Seu café é misturado, torrado e moído em quatro fábricas italianas, sendo a maior delas na capital do Piemonte. Já a Segafredo, líder do mercado de espresso na Itália, cresce cada vez mais no Brasil. A empresa está em solo nacional desde 1996, e hoje atua de norte a sul do país. Comandada por Massimo Zanetti, mantém em sigilo seus negócios por aqui, mas a missão de seguir expandindo e demonstrando o valor do verdadeiro café espresso continua.