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Vale um bom negócio

14 de julho de 2011 - Por Comunità Italiana

{mosimage}Empresários italianos se reúnem com representante do governo do Espírito Santo e setor de suprimentos da Vale, na Casa d’Italia, para troca de experiências e debate sobre oportunidades

Quando falamos em crescimento econômico, normalmente são citados os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e, agora, o emergente Pernambuco. Entretanto, pouca gente lembra do Espírito Santo, estado do sudeste, vizinho do Rio, que comumente tem seu brilho ofuscado.

Com o slogan “Crescer é com a gente”, a campanha institucional do estado afirma que “crescer é realizar, conquistar, compreender e transformar. É produzir e compartilhar. É participar”. Por isso, através da iniciativa da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, com o apoio do Consulado Geral, o subscretário de Logística do Transporte da Secretaria de Transportes e Obras Públicas do Espírito Santo, Valdir Uliana, esteve reunido, no dia 30 de junho, com representantes da Vale e cerca de 10 empresários italianos.

Engana-se quem acredita estar na metrópole paulista a maior comunidade ítalo-brasileira do país. Segundo Uliana, o Espírito Santo possui a maior população italiana fora do velho continente. Aproximadamente 70% dos capixabas são ítalo-brasileiros.  Além disso, cerca de 20% do que o país produz passa pelo estado. A perspectiva é de que, até 2015, sejam investidos 100 bilhões de reais na região.

— Nós, hoje, temos uma profissionalização do nosso mercado de trabalho. Sentimos a necessidade da formação de jovens para atender às demandas — conta Valdir Uliana.

Qualificação é exigida para preencher as milhares de vagas disponíveis. Na Unidade de Tratamento de Gás, em Linhares, foram ofertados oito mil empregos durante a construção e, hoje, existem de 500 e 800 trabalhadores na produção. No Terminal Aquaviário de Barra do Riacho, onde há forte atuação da Petrobrás, foram contabilizados dois mil trabalhadores na implantação do projeto e, agora, são três mil trabalhadores efetivos.

Durante o encontro, foram destacadas a Ferrovia Litorânea Sul e a construção portuária na região, sendo novo terminal para cruzeiros.

— Com a ferrovia, passamos a ter ligação com o Rio de Janeiro, Minas Gerais, de Vitória até Ilhéus, na Bahia, criando uma ligação litorânea. Com o porto, teremos um terminal específico em Vitória. O estado vai bancar o atracador e a previsão de construção é no final de 2012 — explica o subsecretário.

A nova marca do estado ainda prevê ampliação da malha rodoviária na região metropolitana, construção de túnel subaquático entre Vitória e Vila Velha e ampliação dos aeroportos regionais — serão quatro aeroportos construídos nos próximos quatro anos.

O estado detém outro número inédito: 100% do esgoto da capital é coletado e tratado. Tudo isso graças ao sucesso do programa Águas Limpas. Sustentabilidade em pauta também da Vale, a segunda maior mineradora do mundo.

— Sustentabilidade é um pilar importante da empresa. Não é propaganda. É uma preocupação, um dever. Um exemplo é a reciclagem de pneus. Em dezembro de 2010, contamos três mil pneus que seriam descartados. Já reciclamos mil — conta Marcus Pedrozo, um dos gerentes da Diretoria Global de Suprimentos Estratégicos da Vale.

Com a missão de transformar recursos minerais em riqueza e desenvolvimento sustentável, a empresa produz cerca de 120 milhões de toneladas de minério de ferro. Com sede no Brasil, a marca Vale está presente em 38 países e emprega mais de 119 mil pessoas em todo o mundo e outras 54 mil em projetos.

— Desde que a Vale se tornou uma empresa privada, está em processo de globalização. E cresce de forma exponencial. Na África, temos 50 geólogos fotografando a região em busca de oportunidades. Moçambique indicou o PIB oficial de aproximadamente 10 bilhões de dólares. Este valor [10 bilhões de dólares] é o que vamos investir na região nos próximos cinco anos — revela outro gerente da Diretoria Global de Suprimentos Estratégicos da Vale, Luiz Scavarda.

Com tantos apelos no território nacional, que atraem investidores não só da Itália como de outros países, resta aguardar os resultados.  

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.