A exibição do documentário dedicado ao estilista italiano Valentino já é um dos eventos mais esperados do Festival de Cinema de Veneza de 2008, que acontecerá de 27 de agosto a 6 de setembro.
O filme terá duas projeções oficiais e uma festa exclusiva durante o festival. Durante a exibição de gala, que acontecerá no dia 28 de agosto no teatro La Fenice, é esperada a presença de diversas modelos que trabalharam para Valentino e atrizes que vestiram suas criações, como Gwyneth Paltrow e Uma Thurman.
Após a exibição, haverá uma festa exclusiva para convidados, dada em homenagem a Valentino pelos editores das revistas Vogue Italia e Vanity Fair.
Filmado entre junho de 2005 e julho de 2007, o documentário é resultado de mais de 250 horas de gravações. Durante dois anos Valentino e sua equipe foram acompanhados pelo diretor norte-americano Matt Tyrnauer, que teve a oportunidade de documentar as comemorações dos 45 anos de carreira do estilista e momentos antes e depois do anúncio de Valentino de que deixaria a direção criativa de sua grife.
Imagens de arquivo são alternadas com momentos recentes da despedida de Valentino e a narrativa é composta de modo a revelar ao público o mundo criativo do estilista, mas também seu estilo de vida e suas relações com a elite internacional.
"Será para mim uma grande honra e também uma ocasião para reforças as ligações muito estreitas que sempre tive com o mundo do cinema", declarou Valentino.
"O documentário é uma biografia autorizada, certamente há toda a minha história, a história da alta costura e dos grandes eventos de que participei".
O estilista disse ainda que no filme "será visto o Valentino que cria, fala, esquia e talvez o público se entediará mortalmente". "O diretor da Mostra de Veneza, Marco Mueller, definiu o filme como a não-ficção mais ficção que viu recentemente", disse o estilista.
Para o diretor do documentário, "uma das coisas mais inspiradoras na história de Valentino é que ele construiu seu império sozinho". "É o último verdadeiro estilista de alta costura e representa uma das mais belas histórias de sucesso dos nossos tempos", disse Tyrnauer.
Fonte: Ansa