Um navio sueco com pacifistas de vários países a bordo partiu de Nápoles na tarde deste sábado (6) com destino à Faixa de Gaza, com o objetivo de tentar romper o bloqueio imposto por Israel a este território palestino e entregar ajuda humanitária.
O "Estelle", um veleiro de 53 metros de comprimento, que teve sua partida saudada por uma multidão de simpatizantes da causa palestina no porto de Nápoles, navega no âmbito da operação "Flotilha da Liberdade", que há vários anos tenta romper o bloqueio imposto por Israel ao território palestino de Gaza.
"Acreditamos que será necessárias umas duas semanas para chegar a Gaza, mas isto também dependerá das condições meteorológicas", havia declarado há dois dias Ann Ighe, porta-voz dos organizadores.
O "Estelle", fretado por uma coalizão internacional pró-palestina, transportará material humanitário para a Faixa de Gaza. No total, 17 pessoas de vários países (tripulantes e passageiros) estarão a bordo, provenientes de Canadá, Israel, Noruega, Suécia e Estados Unidos.
(France Presse)