Comunità Italiana

Veneza terá um novo prêmio

No Festival de Cinema de Veneza deste ano será concedido, pela primeira vez, um prêmio para o filme que melhor representar a questão das igualdades de oportunidades e da luta contra a discriminação.  

A decisão de conceder este prêmio foi da ministra italiana das Igualdades de Oportunidade, Marta Carfagna.  

"O cinema, com a sua linguagem cativante, capaz de falar a todos e em particular aos jovens pode ser mais um instrumento de construção da sociedade", disse a ministra. 

Para Carfagna, "as histórias narradas no cinema, filtradas pela sensibilidade dos diretores, nos conscientizam sobre a realidade que muitas vezes temos dificuldade de imaginar, ou as quais não prestamos a devida atenção".   Por esta razão, pela primeira vez, o Ministério das Igualdades de Oportunidades, em colaboração com Cinecittàluce, instituiu este novo reconhecimento que será concedido a um filme da sessão oficial na 67ª Edição do Festival de Cinema de Veneza que acontece de 1 a 11 de setembro.   

O prêmio consiste em uma obra doada pela "decana da arte contemporânea" Maria Lai. A cerimônia de premiação será no dia 10 de setembro nos espaços da Cinecittà Luce, do Hotel Excelsior em Lido di Venezia, sede do evento. 

A presidência do júri será a chefe do setor legislativo do Ministério para as Igualdades de Oportunidades, Francesca Quadri, enquanto que o júri será composto por personalidades de várias áreas.

 

Fonte: Ansa