Mais conhecida como a cidade de Romeu e Julieta ou pelos concertos na sua famosa Arena. Situada na Região do Vêneto, com aproximadamente 260 mil habitantes, a 169 km de Milão, 121 km de Veneza, 234 km de Florença e a 274 km de Insbruck, na Áustria. Declarada Patrimônio Cultural pela Unesco pela sua estrutura urbana e arquitetônica, é circundada pelo rio Adige, importante via de comunicação até Trento. Hospeda a maior feira de vinhos do país, a Vinitaly, que anualmente recebe 160 mil visitantes em cerca de 100 mil metros quadrados de área, onde é exibida a excelência dos vinhos italianos, do Trentino à Sicília. Está entre as seis cidades mais visitadas do Belpaese.
Tais razões resumem as motivações para o turista conhecer Verona. Para mim, é a cidade que escolhi para morar. Tranquila o suficiente para oferecer uma ótima qualidade de vida próxima da natureza, tem toque cosmopolita, principalmente quando ando pelas suas ruas e ouço diversas línguas, rostos e nacionalidades que apreciam a sua beleza. Estou no meu segundo ano de moradora na cidade e ainda consigo descobrir cantinhos e lugares escondidos em cada viela e pequena rua, longe do burburinho e das vozes de seus inúmeros visitantes. Para meus hóspedes e clientes que desejam descobrir a cidade em um dia, não deixo de incluir um percurso pelos bares. O horário de aperitivo na Itália acontece entre as 19 e as 20 horas. Os italianos geralmente trabalham até as 18h30min e, antes do jantar, param em seu bar preferido para beber um vinho, um aperitivo e beliscar algum petisco. Este momento de relax é comparado ao famoso happy hour de outros países. Aqui funciona e faz parte da cultura e da socialização. Nos bares mais simples, para acompanhar a taça de Prosecco, Franciacorta, vinho ou Spritz, é oferecido no mínimo batatas fritas e algumas azeitonas como tira-gosto. Já em outros locais mais sofisticados, apoiados no bar, há queijos, salames, saladas frias e outras guloseimas para acompanhar.
Bar Stella Verona – Via Stella 26 A
Dois irmãos são proprietários desse pequeno bar de bom gosto na decoração, com toques franceses. Sempre com ótima escolha de vinhos, italianos e franceses, apresenta ambiente descontraído e gente jovem e bonita entre os clientes. Ideal para as noites mais quentes, pois a maioria das mesas ficam na parte externa, na calçada. O único desconforto é que o toalete fica em um edifício ao lado do bar.
Arco del Gusto – Stradone S. Fermo 17
Andrea, proprietário e chef do bar, tem ampla experiência em gastronomia. Oferece café da manhã e almoço durante o dia e, à noite, o aperitivo. Ele mesmo prepara as pizzas e diversos tipos de panini, além de ter enorme prazer em servir vinhos sobre os quais ele gosta de debater com seus clientes. No verão, tem mesas externas, embora a rua seja bastante barulhenta. Escolha uma mesa na rua lateral, que é bem mais tranquila.
Patricia Kozmann é personal traveller especializada em turismo enogastronômico nas principais regiões vitivinícolas da Itália