A grife italiana Versace e sua diretora artística, Donatella Versace, pediram desculpas, depois que uma das camisetas da empresa foi amplamente criticada no domingo (11) nas redes sociais na China por identificar os territórios controlados pelos chineses de Hong Kong e Macau como países.
A Versace, que foi comprada pela Capri Holdings, de Michael Kors, em setembro, disse em sua conta no Twitter que tinha cometido um erro e que desde 24 de julho tinha parado de vender e havia destruído as camisetas.
A Versace é a empresa mais recente a se complicar em questões políticas envolvendo a China, que desde o ano passado tem aumentado seu acompanhamento de como as empresas estrangeiras descrevem Hong Kong e Macau, ex-colônias europeias que são agora parte da China, mas governadas com um alto grau de autonomia.
“A Versace reitera que amamos profundamente a China e respeitamos resolutamente o território e a soberania nacional da China”, disse a companhia em um comunicado.
A camiseta, cujas imagens foram amplamente divulgadas nas redes sociais chinesas, apresentava uma lista de pares de cidades e países, incluindo “Nova York-EUA” e “Pequim-China”. Mas trazia Hong Kong e Macau como “Hong Kong-Hong Kong e Macau-Macau”.
(com informações da Reuters)