{mosimage}Enit leva pela primeira vez à Abav os encantos das regiões da Sicília, Emília-Romanha e Campanha
Tradicional participante do maior evento de turismo brasileiro — a feira da Abav, realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens, que acontece entre os dias 24 e 26 deste mês — a Enit, agência italiana do turismo, leva 50 empresas do Belpaese ao salão do Riocentro. O estande italiano tem cerca de 300 metros quadrados e representa cinco regiões: Toscana, Lombardia, Sicília, Emília-Romanha e Campanha. As três últimas participam pela primeira vez do evento brasileiro, que entra este ano na 40ª edição. Um espaço exclusivamente dedicado à cidade de Roma é a outra novidade italiana para o público que costuma comparecer à Feira das Américas, no Rio de Janeiro, entre milhares de operadores, agências de viagem e hosted buyers (compradores de corporações) que participam das rodadas de negócios nacionais e internacionais.
Durante a ABAV, que deve atrair mil expositores e um público de 25 mil pessoas de mais de 50 países, será feita a divulgação de um protocolo sobre turismo acessível entre Itália e Brasil, anuncia a Enit. Além disso, será apresentado um modelo de projeto-piloto de acessibilidade, voltado para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, para uma área de São Paulo.
Deverão comparecer ao estande italiano o diretor-geral da entidade, Andrea Babbi; o diretor para a América Latina, Salvatore Costanzo; e o diretor do departamento de desenvolvimento e competitividade do turismo, Roberto Rocca.
Nova sede em São Paulo desde junho
Embalado pela nova sede brasileira, inaugurada em junho, em São Paulo, o Enit quer transformar o local em ponto de referência para turistas, agências e operadoras de turismo interessados em conhecer destinos na Itália.
De acordo com o diretor Salvatore Costanzo, o espaço deverá possibilitar um maior contato com os profissionais de turismo brasileiros.
— Nosso novo espaço estará aberto a ações junto ao trade para fomentar as ofertas turísticas, gastronômicas e culturais da Itália — afirma Costanzo, que também acredita que a nova sede tornará possível um maior contato com o público não especializado.
Instalada na avenida Estados Unidos, no bairro Jardim América, a sede oferece guias, mapas e outros materiais turísticos diversas regiões, o que ajuda o viajante brasileiro a planejar roteiros em sua visita ao país.
Missão é promover os atrativos italianos
Criada em 1919, a Enit tem por objetivo promover as atrações turísticas da Itália no exterior, divulgando as belezas naturais, a história, a cultura e a arte italianas. Com 25 escritórios espalhados pelo mundo, o órgão oferece apoio especializado para empresas do setor turístico e para os viajantes interessados em conhecer os mais diversos destinos italianos. Além de Estados Unidos, Canadá e diversos países europeus, a agência está instalada em locais como China, Emirados Árabes Unidos e Coreia do Sul. Na América Latina, a Enit tem sedes em São Paulo, onde atua desde 2000, e em Buenos Aires.
De acordo com a Organização Mundial do Turismo, a Itália ocupa o quinto lugar em número de chegadas internacionais do mundo, atrás apenas da França, dos Estados Unidos, da China e da Espanha.
O país é ainda o quarto colocado no ranking mundial de receitas turísticas. Para 2012, a expectativa é que 720 mil brasileiros visitem a Itália, o que representa um aumento de 20% em relação ao ano passado, quando cerca de 600 mil brasileiros visitaram o destino. A ascensão econômica da classe C no Brasil também tem contribuído com o incremento do turismo italiano: desde 2009, a presença de viajantes brasileiros nas cidades italianas cresceu mais de 45% ao ano.