Comunità Italiana

Vice-presidente dos EUA espera continuidade do governo Monti

O vice-presidente do Estados Unidos, Joe Biden, se encontrou hoje com o primeiro-ministro italiano, Mario Monti, e defendeu que o próximo governo da Itália mantenha as reformas realizadas pelo governo tecnocrata. Antes do encontro com Monti, Biden havia se reunido com o presidente italiano, Giorgio Napolitano.
   
"Biden quis demonstrar a relação de estima, amizade e colaboração estabelecida entre o presidente Obama e presidente do Conselho, torcendo para que o próximo governo possa continuar o cominho virtuoso de reformas estruturais realizadas por Monti, que permitiram ao País se proteger da crise financeira", explicou um comunicado enviado pela sede do governo italiano, após a reunião no palácio Chigi.
   
No encontro com o presidente italiano o tema tratado foi a relação do país norte-americano com o Oriente Médio. Napolitano disse que "espera fortemente" que os EUA encontrem uma fórmula para a paz no Oriente Médio, citando a viagem que o presidente norte-americano, Barack Obama, fará a região nesta terça-feira.
   
Biden também expressou seu forte apreço e reconhecimento dos Estados Unidos pelo envolvimento da Itália nas missões militares internacionais.
   
O vice-presidente norte-americano será o representante do país durante primeira missa oficial do novo Papa, que acontecerá amanhã na praça São Pedro, no Vaticano.
   
Biden, que enviou as cordiais saudações de Obama a Napolitano, afirmou que "o único motivo" do líder norte-americano não estar presente na missa inaugural do Pontificado do papa Francisco "é porque está indo à Israel". (ANSA)