Feira aberta ao público em São Paulo vira ponto de encontro da indústria gastronômica
Oficinas sobre os segredos do gelato italiano, degustações e cooking shows da culinária premium marcaram a terceira edição da Food Hospitality World – Feira Profissional de Alimentação e Hospitalidade. Além de apresentar chefs da alta cozinha internacional ao público, o evento, que aconteceu de 16 a 18 de março, na zona sul da capital paulista, foi destino de empresários do setor. Organizado pela Fiera Milano, o encontro chegou ao Brasil em março de 2013 e já é considerado um dos maiores do país. A Food Hospitality World (FHW) é resultado da fusão das feiras Tuttofood -Exposição Internacional de Alimentação e Agricultura e a Host – Salão Internacional de Hospitalidade — ambos eventos bienais que acontecem em Milão, reconhecidos como os mais tradicionais dos setores de bares, restaurantes e hotelaria do mundo.
Focado no business-to-business (B2B) em 2015, o evento contou com espaço de cinco mil metros quadrados de área expositiva e congressos.
— Recebemos mais de 5,3 mil visitantes de toda a cadeia hoteleira, do foodservice, lojistas, varejistas, padarias, pizzarias e distribuidores, além de chefs, nutricionistas, consultores, engenheiros de alimentos e profissionais do turismo — disse Marco Antonio Mastrandonakis, diretor do Grupo Fiera Milano no Brasil.
Simultânea à exposição de marcas e produtos, a FHW teve uma programação de eventos para os visitantes. Entre os destaques estiveram o Sapori e Saperi della Vera Cucina Italiana, espaço dedicado aos cooking shows com renomados chefs, como Marco Renzetti, da Osteria Pettirosso; Sauro Scarabotta, do Friccò; e José Alencar, do Santo Colomba. Houve ainda o Arena Gourmet Engefood, que apresentou produtos e pratos, diariamente, e o 8° Campeonato Brasileiro Coffee in Good Spirits.
A feira contou com workshop de produtos orgânicos, o Biofood Made in Italy. Para os profissionais, o espaço Gelateria Conceito foi dedicado à formação e à atualização na arte de fazer essa especiaria italiana.
— Certamente, atingimos as expectativas em relação ao evento. A feira reuniu 120 expositores do Brasil e do exterior. No total, foram apresentadas mais de 500 marcas, todas elas trazendo inovações e recentes tecnologias. A FHW ainda ofereceu uma ampla programação aberta ao público profissional. Esta foi a nossa maior e melhor edição, com oportunidades de negócio, não apenas em seus três dias de realização, mas sim, ao longo do ano todo — completou Mastrandonakis.
Massas, risotos e café expresso made in Italy
em destaque na feira
O ICE (Agência para a Internacionalização das Empresas Italianas) participou pela primeira vez do evento e foi responsável pela organização do Sapori e Saperi della Vera Cucina Italiana.
— Acredito que o principal resultado foi que conseguimos nos firmar como canal para as empresas italianas interessadas em promover produtos. O objetivo da participação foi ampliar a troca de informações entre empresas e profissionais do setor, apresentando, ao mercado, alguns dos produtos italianos mais tradicionais— declarou Emilio Pelizzon, Trade Analyst do ICE.
A programação dos cooking shows apresentou uma culinária premium com pratos preparados com ingredientes italianos, com destaque para as massas e risotos, que foram harmonizados por Arthur Azevedo, diretor executivo da Associação Brasileira de Sommeliers, com vinhos de diversas regiões do país europeu. Houve a presença de Paola Tedeschi, do ICIF (Italian Culinary Institute for Foreigners), e do ETEC, Paula Souza, que apresentaram as propriedades organolépticas dos azeites italianos certificados, além do chef Luciano Lazzarini, especialista em embutidos. Houve ainda o apoio da ILLY Caffè, que ofereceu o típico expresso italiano.
A empresa brasileira Engefood, atuante no segmento de equipamentos para cozinha industrial há 23 anos, e importadora de produtos italianos, participou de forma inédita do encontro, mas esperava uma maior movimentação de negócios na Arena Gourmet Engefood.
— Em termos de visitas ao estande, foi bom, mas em termos de negócios fechados, foi fraco. Tivemos, ao total, 50 fichas de contato preenchidas —avaliou Átila Caparroz, gestor de marketing e produtos da empresa, que lançou a máquina de sorvete Valmar.
A FHW é realizada em outros mercados potenciais como Índia, China e África do Sul, criando uma plataforma de relacionamento global para o setor. Em 2016, deve se repetir em São Paulo também no mês de março.