Divulgação do novo plano de promoção da cultura italiana no mundo marca o encontro anual dos diretores dos Institutos Italianos de Cultura na Farnesina
Os diretores dos institutos italianos de Cultura espalhados pelo mundo se reuniram no Ministério do Exterior e da Cooperação Internacional, em Roma, entre os dias 19 e 20 de dezembro. O evento acontece anualmente e tem entre suas finalidades definir as diretrizes a serem seguidas pelos órgãos de fomento cultural ao redor do mundo. O encontro reuniu 83 diretores dos cinco continentes, que foram recebidos pelo ministro do Exterior, Angelino Alfano. Também estavam presentes na abertura do evento a secretária geral do Ministério do Exterior, Elisabetta Belloni, o ministro dos Bens e das Atividades Culturais e do Turismo, Dario Franceschini, e o presidente da Dante Alighieri, Andrea Riccardi, além de importantes nomes da cultura, mídia e economia.
Antes do início dos trabalhos, Alfano saudou o diretor geral do setor responsável pela promoção do Sistema Paese no mundo, do Ministério do Exterior, Vicenzo De Luca, que leu para os presentes uma mensagem do presidente da República italiana, Sergio Mattarella:
“Envio uma calorosa saudação a todos os presentes na Conferência dos Diretores dos Institutos Italianos de Cultura no mundo, e exprimo a todos o meu mais vivo empenho quotidiano a serviço do nosso país e da promoção da cultura e da língua italiana fora de nossas fronteiras”.
O chefe de Estado destacou ainda a importância e o papel estratégico dos IICs para o desenvolvimento da política externa italiana, em especial a língua italiana.
“Permiti-me dedicar uma consideração às expressões primárias da nossa cultura, em seu mais formidável vetor de difusão, em todas as épocas e séculos: a nossa língua. O ensino do italiano e a sua valorização ocupam, na vossa atividade, um posto de absoluta relevância. O italiano é, de fato, um elemento de identificação da nossa produção cultural e constitui também, hoje, mais do que nunca, um formidável instrumento de projeção internacional do nosso país”, destacou o chefe de Estado.
Alfano falou sobre a importância da identidade nacional na era da globalização, ressaltando que a missão dos embaixadores da cultura é achar um modo mais inteligente de unir a identidade nacional e a globalização, de modo que se reconheça o valor da identidade cultural italiana, promovendo-a no mundo e compreendendo que a ideia de globalização não entra em contradição com os valores italianos.
A parte institucional do evento teve a participação dos representantes dos institutos, assim como do presidente da Società Dante Alighieri, Andrea Riccardi; do diretor geral da Rai, Antonio Campo Dall’Orto; do presidente da Bienal de Veneza, Paolo Baratta; do presidente da Associazione Priorità Cultura, Francesco Rutelli; e do vice-presidente da Fondazione Altagamma, Paolo Zegna.
Durante o encontro, foi apresentada uma inovadora estratégia para a promoção da Itália no mundo batizada de Vivere all’Italiana. Com este nome, se pretende destacar a beleza e a poesia de cada aspecto da vida, da criação e da produção do Belpaese.
O diretor do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, Renato Poma, também participou do evento e conversou com Comunità sobre o encontro.
— Foi um encontro muito importante porque colocou no centro da atenção da opinião pública italiana o valor da promoção da cultura italiana no exterior como elemento central do Vivere all’Italiana. É um projeto ambicioso que pretende renovar o conceito de promoção cultural e, mais em geral, o conceito de promoção da Itália no exterior. Para alcançar o objetivo, será necessário que o profissionalismo dos operadores culturais italianos que operam no exterior deva necessariamente ser ajustado de acordo com os novos objetivos, o que se constitui um desafio grande que demanda muito empenho, mas que também é muito estimulante — afirmou.
Arte contemporânea, cinema, arqueologia, design e enogastronomia entre as linhas prioritárias
O plano de promoção foi idealizado e desenvolvido pela Farnesina em conjunto com os Ministérios dos Bens Culturais e do Turismo, e da Instrução, em colaboração com a Società Dante Alighieri e a Rai. Na conferência, ficou estabelecido que as linhas prioritárias desta estratégia integrada serão aquelas onde o país se destaca por sua excelência: arte contemporânea, cinema, arqueologia, design, enogastronomia, a internacionalização dos museus e das universidades, e turismo cultural.
Uma vez estabelecida a estratégia, Vivere all’Italiana contará com os seguintes planos de ação: Italiano Língua viva, com os Estados Gerais da língua italiana e o novo Portal da Língua Italiana; Ciência e Tecnologia, graças à rede dos consultores científicos presentes em 25 países; Design, com 80 eventos para a promoção da Triennale e do Salone del Mobile; Arqueologia e Tutela do Patrimônio Cultural, com 170 missões arqueológicas ativas; museus italianos no exterior, com obras e grandes exposições; arte contemporânea no mundo, em sinergia com a Biennale di Venezia; internazionalização do sistema universitário, para aumentar o número de estudantes estrangeiros inscritos na Itália; alta cozinha italiana no mundo, com a primeira Semana da Cozinha Italiana no mundo; turismo cultural, para a valorização das regiões italianas; indústria cultural e criativa, graças à sinergia entre a promoção da cultura e da excelência nos cinco mil eventos realizados.
O plano nasce da convicção de que a promoção da cultura italiana no exterior é vista como uma atividade que representa um investimento que garante um retorno econômico em médio prazo: é o conhecido soft power italiano a serviço do diálogo e do crescimento da nação.
Para o ano que vem, os principais eventos do plano de promoção serão a Conferência dos Conselheiros Científicos; o primeiro International Design Day; os Estados gerais da arqueologia e da tutela do patrimônio; os Estados gerais do sistema universitário e da alta formação; e a XVII Semana da Língua Italiana no mundo.
Graças às novas medidas, espera-se um aumento significativo das iniciativas culturais no exterior, a abertura das novas sedes em países estratégicos fora da Europa, e o aumento do número de estudantes italianos no exterior, bem como o aumento do número de estudantes estrangeiros em universidades italianas. No biênio 2016-2017, a rede da Farnesina no exterior organizou cerca de cinco mil eventos de promoção, entre os quais ao menos mil foram realizados durante a XVI Semana da Língua Italiana no mundo e outros 1300 durante a Semana da Cozinha Italiana no mundo.
Diretor do IIC de SP adianta eventos da agenda de 2017
O diretor Poma fez um balanço do ano de 2016, onde destacou alguns eventos realizados, como o Italia Jazz, Comics che Passione, a Settimana della Lingua Italiana nel Mondo e o Festival de Cinema Italiano. Ele antecipou parte da agenda do IIC de São Paulo em 2017, e que seguirão as diretrizes estabelecidas no encontro.
— Iniciaremos o ano de 2017 com duas grandes mostras: a primeira, Olivetti Synthesis, que será inaugurada no dia 2 de março, data estabelecida pelo Ministério do Exterior e da Cooperação Internacional em todo o mundo para realizar eventos ligados à Giornata del design italiano nel mondo. A segunda, Oasi, vai acontecer no Instituto Tomie Othake, e apresentará as esculturas musicais realizadas pela famosa escultora italiana Licia Galizia e pelo grande músico contemporâneo Michelangelo Lupone — falou o diretor, que, para o próximo ano, espera que aumente a quantidade de alunos nos cursos de língua italiana do IIC sediado em São Paulo, que registrou um total de dois mil inscritos durante 2016.