Contagem dos votos começará às 23h de domingo na capital italiana
DA REDAÇÃO
Os votos dos italianos no exterior chegam a Roma em 200 voos de diferentes origens. A contagem será iniciada no domingo (4) às 23h. A primeira carga a chegar à capital italiana veio de Bagdá. O arquipélago de Tonga, Oceania, é o local mais distante de onde virão votos de italianos no exterior.
Como informa a Ansa, as cédulas serão escoltadas em um voo para o Fiumicino e depois encaminhadas para o escritório central destinado à circunscrição estrangeira da Corte de Apelação.
Luigi Maria Vignali, diretora geral para italianos no exterior, explicou à agência de notícias que os códigos de barras nos envelopes foram usados para garantir a segurança do voto no exterior, permitindo monitorar o envio dos pacotes aos eleitores passo a passo.
No Brasil, o índice de abstenção poderá superar o de eleições anteriores. Como antecipou Comunità semanas atrás, fontes revelaram que o Carnaval poderia prejudicar a devolução das cédulas e, portanto, desestimular o eleitor.
O gerente de Negócios Internacionais dos Correios, Nailton Alves de Oliveira, informou à Comunità que nem o governo da Itália ou tampouco a embaixada notificou a área internacional dos Correios para colaborar na entrega e pronto retorno das cédulas à central consular em São Paulo, de onde os votos de todas as outras localidades do país seguirão para Roma.