Ivan Zaytsev, principal jogador de vôlei da Itália, foi afastado nesta última terça-feira (18) da seleção nacional após ser protagonista de uma polêmica envolvendo a marca de tênis Mizuno, patrocinadora oficial do time.
“A convocação para a seleção nacional de Ivan Zaytsev foi retirada”, disse o presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), Giovanni Malagò. O jogador se encontrava em preparação para o Campeonato Europeu que será realizado na Polônia no final do mês de agosto.
O caso
A Federação Italiana de Vôlei (Fipav) afirmou em comunicado que, no final de maio, a organização descobriu que o atleta afirmou um contrato com a Adidas, marca de tênis diferente da que fornece os calçados para a seleção italiana.
Na ocasião, o jogador declarou um problema físico que o impedia de usar o calçado fornecido pela Mizuno. Para encontrar uma solução, a Fipav comunicou a marca que fez três modelos diferentes para Zaytsev, que nunca os usou.
Na tentativa de resolver o caso, a Federação propôs ao atleta a possibilidade de usar o seu próprio tênis, desde que apresentasse o logotipo da marca patrocinadora. A hipótese foi descartada pelo jogador, já que possui obrigações contratuais com os seus patrocinadores.