Comunità Italiana

Zaza, o orgulho da Basilicata

Quem é Simone Zaza, o substituto de Balotelli na seleção italiana do novo técnico Antonio Conte

Balotelli decepcionou na Copa do Mundo? Antonio Conte, novo técnico da squadra azzurra, já encontrou, pelo menos por enquanto, um substituto que em seus primeiros jogos não desapontou os tifosi: Simone Zaza, atacante do Sassuolo, time do interior que luta bravamente para ficar na Série A, a primeira divisão italiana.
A história do jovem Simone na seleção é por enquanto muito breve, embora bem positiva. Em apenas dois jogos, ele foi decisivo: um pênalti no amistoso com a Holanda, aproveitado por De Rossi, e um gol contra a Noruega, em Oslo, na estreia das eliminatórias da Copa Europeia de Seleções. Nas duas ocasiões, a Itália venceu por 2 a 0. Em depoimento à Comunità, Zaza descreveu sua primeira experiência na seleção italiana:
— Foi bonito, um momento inesquecível, apesar de que, durante a partida, não me sentia tão emocionado… Dei-me conta daquilo que tinha feito depois que o jogo acabou e nos dias seguintes.
A essa altura, a Juventus deve estar-se lamentando por não ter ficado com o promissor ragazzo de 23 anos. Ele nunca jogou pela Vecchia Signora, mas o alvinegro de Turim já controlou seus direitos federativos, adquiridos à Sampdoria. O Sassuolo o comprou primeiro como proprietário à Juventus e depois, este ano, acertou a aquisição do atacante por 7,5 milhões que estão sendo pagos em prestações. A Juve até pode tê-lo de volta, mas terá de dar 14 milhões de euros ao Sassuolo, preço estabelecido até junho de 2015. Existe também outra opção: desembolsar 18 milhões, sempre em moeda europeia, para resgatá-lo em 2016. Se as expectativas em torno dele se confirmarem, até que não será tanto para o nível do mercado europeu.

O primeiro jogador nascido na Basilicata a fazer gol pela azzurra
Zaza é o orgulho da Basilicata, que fica no Sul, bem na parte inferior da Bota, banhada pelo Mar Jônico. Ele foi o primeiro jogador nascido na região a fazer um gol pela seleção italiana. Nasceu em Policoro, na Província de Matera, mas cresceu em Metaponto, sempre na Basilicata, localidade colonizada pelos gregos no século VII a.C., hoje fração do município de Bernalda. O pequeno Simone, desde a mais tenra idade, já dava seus chutes na bola. Aprendeu a jogar pelas ruas, nos campinhos de pelada. Aos seis anos, atuava com os meninos do Stella Azzurra, de Bernalda. Até tentou outro esporte, mas não foi muito adiante. Dos oito aos 11 anos de idade, praticou o taekwondo. O futebol falou mais alto e a estreia na Série A ocorreu pelo Atalanta, de Bergamo, no norte da Itália, em 2009. As coisas em Bergamo não foram muito bem, mas depois veio a Sampdoria, a Juve Stabbia, o Viareggio, o Ascoli, até o Sassuolo, onde seu futebol apareceu mais.
Fã de Van Basten, ex-atacante holandês do Milan, de Balotelli e do sueco Ibrahimovic, Zaza falou com um pouco sobre o futebol brasileiro:
— Não o acompanho muito. Conheço times como o São Paulo e o Santos, de onde saíram jogadores importantes que disputam campeonatos europeus. Penso que seja um futebol bem diferente do nosso, com muito mais técnica e menos tática em comparação ao campeonato italiano, que considero mais difícil, principalmente para um atacante. Para mim, um dos atacantes mais fortes de todos os tempos foi Ronaldo. Gosto de citá-lo — comenta.
Cabeça raspada, depois de usar crista de moicano, Zaza tirou a barba, muito criticada pela mamma Caterina. O atacante também gosta de tatuagens, mania herdada do pai Antonio e da mãe. Filho único, amante de animais, tem girino, furão e até iguana. Não gosta de viajar de avião, mas promete perder o medo com tantos compromissos que espera ter com a seleção italiana nas eliminatórias europeias. Defende com unhas e dentes sua privacidade e, segundo seu pai, continua humilde, apesar de ser teimoso. Não se esqueceu de suas origens na Basilicata. E faz sugestões aos turistas brasileiros:
— Venham à minha casa em Metaponto, onde há um mar belíssimo e uma ótima aldeia turística.    
 
Ficha de Simone Zaza
Data de nascimento: 25 de junho de 1991
Local de nascimento: Policoro (região da Basilicata)
Estado civil: solteiro
Altura: 1,87m
Peso: 82 kg
Times em que jogou: Atalanta, Sampdoria, Juve Stabbia, Viareggio, Ascoli, Sassuolo