A escritora Zélia Gattai, 91, viúva do escritor Jorge Amado (1912-2001), foi submetida ontem a uma cirurgia de risco para desobstrução do intestino.
A operação durou quatro horas. Ao longo do procedimento, foi confirmada a existência de um tumor benigno, que foi retirado. De acordo com o boletim dos médicos Jadelson Andrade e Izio Kowes, a cirurgia transcorreu bem. Andrade, médico de Zélia Gattai, afirmou que ela havia sido internada com dores abdominais no Hospital Aliança, em Salvador, há aproximadamente 15 dias.
Nos últimos cinco dias, não conseguia se alimentar e estava sendo tratada a base de soro. A equipe médica vinha tentando formas de tratamento que evitassem a cirurgia, mas um exame de imagem realizado ontem indicou que a operação seria necessária.
Ainda segundo Andrade, a escritora esteve sempre lúcida e participou das decisões dos médicos. Ontem à noite, após a cirurgia, ela foi transferida para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital da Bahia. No ano passado, a escritora foi internada ao menos dez vezes.
Fonte: Folha de São Paulo