{mosimage}Após cinco anos longe dos palcos brasileiros, cantor italiano faz dois shows em março em São Paulo e Porto Alegre para apresentar o novo álbum Chocabeck
Adelmo Fornaciari recebeu o apelido de Zucchero (açúcar em italiano) de uma professora de escola. E foi com esse apelido que ele se tornou famoso até se tornar um dos principais nomes da música italiana contemporânea. Nascido em Roncocesi, na província de Reggio Emilia, o cantor começou a carreira nos anos 1970, cantando em diversas bandas, época em que já fazia sua singular mistura de rock, folk, blues, rhythm & blues e música clássica. A carreira solo veio nos anos 1980 e o sucesso mundial chegou em 1989 com Oro, Incenso & Birra, que se tornou o álbum mais vendido da história da música italiana, com as participações de Eric Clapton e James Taylor. A partir daí, todos os álbuns do cantor contam com participações especiais de grandes nomes da música.
Zucchero lançou seu mais recente trabalho, Chocabeck, em 2011, e a turnê do álbum finalmente chega ao Brasil. Serão dois shows: um em São Paulo, no próximo dia 26, no Teatro Bradesco, e no dia seguinte, em Porto Alegre, no Teatro do Bourbon Country. O repertório, além de incluir canções de Chocabeck, faz também uma retrospectiva de seus sucessos, como Senza una donna, Diamante, Diavolo in me e You are so beautiful.
Em entrevista exclusiva à ComunitáItaliana, Zucchero contou que seu novo álbum é uma volta às suas raízes.
— É uma jornada de sol a sol, por meio da vila onde eu nasci e cresci. Falo de minha infância, meus sentimentos como uma criança, da vida simples e pura. O som que eu ouvia aos domingos… Comecei a escrever canções há muito tempo. Quando escrevo, muitas vezes, eu me isolo do mundo, para me expressar e expor os sentimentos que tenho dentro de mim. E Chocabeck foi inspirado nas memórias da minha infância — revela.
O cantor também conta que há coisas que podem inspirar suas canções, mas que, no caso do novo álbum, até o título remete ao seu passado, pois é um dialeto que seu pai falava.
— Choca significa bater; beck significa bico. Chocabeck quer dizer ‘bata o bico’. É o som que se faz quando o bico da ave bate.
As tradicionais participações especiais continuam em Chocabeck. Dessa vez, o cantor italiano contou com a presença de Bono Vox, vocalista do U2.
— Essas experiências de gravar com outros artistas têm sido muito boas, tanto do ponto de vista profissional quanto do pessoal. Os grandes artistas que conheci são pessoas muito especiais, com quem eu gasto meu tempo com prazer. Bono é um amigo querido, uma pessoa muito honesta e generosa com quem eu já trabalhei em outros tempos. Neste álbum, ele escreveu a letra de Someone else’s tears.
De volta ao caloroso público brasileiro
O cantor revelou estar ansioso pelas apresentações no Brasil, país que não visita desde 2007:
— Espero encontrar o mesmo público caloroso e apaixonado, e que possamos nos divertir juntos!
Zucchero confidenciou que este show é diferente dos outros já realizados no país por contar com um trio de cordas que contribui com a sua banda, tornando o som “ainda maior”, comenta.
As canções que vai interpretar, em inglês e em italiano, apresentam essa diferença na sonoridade, mas, segundo Zucchero, sua interpretação tão singular é a mesma para qualquer idioma.
— Eu amo todas as minhas canções e canto sempre com paixão e intensidade — resume.
Seus ídolos musicais hoje são U2, Coldplay, Adele, Peter Gabriel “e outros artistas musicalmente concretos e válidos”, frisa. Fora dos palcos, o músico gosta de viajar, conhecer novos lugares e novas pessoas. Ele também gosta de se dedicar à sua fazenda na Toscana, de estar com os amigos e de comer bem.
Sobre a música italiana de hoje, Zucchero acredita ser uma música que poderia “ser capaz de se espalhar mais pelo mundo”.
— Hoje em dia, há tantos gêneros musicais, e a música italiana é tão tradicional que poderia ser mais ouvida fora da Itália. Mas o importante, para alcançar o coração das pessoas, é fazê-las se sentirem bem. Isso é o que realmente importa na música.
Serviço
São Paulo
26 de março (segunda-feira), às 21h
Teatro Bradesco – Piso Perdizes do Bourbon Shopping São Paulo Rua Turiassú, 2100, 3º piso, Pompéia
www.teatrobradesco.com.br
Porto Alegre
27 de março (terça-feira), às 21h
Teatro do Bourbon Country
Av. Túlio de Rose, nº 80, 2º andar
www.teatrodobourboncountry.com.br